Como calcular o preço do seu artesanato

etiqueta de preço

Saber como calcular preço de artesanato é sem dúvida alguma uma das tarefas que geram mais dúvidas para as pessoas que fazem do artesanato sua principal fonte de renda.

Dentre todos os dilemas que envolve esse assunto o principal consiste em definir um preço que seja justo tanto para compensar o seu trabalho como também para o consumidor.

O valor não pode ser muito alto pois nesse caso dificilmente você terá uma boa demanda em seu serviço.

Também não se pode oferecer algo com um valor baixo demais tendo em vista que você não só terá prejuízo financeiro como também o seu trabalho poderá ser questionado, uma vez que o consumidor tende a achar que artigos com valores muito baixos tendem a ser feitos com materiais de péssima qualidade e isso não será nada bom para a imagem do seu negócio.

Então como calcular preço de artesanato para obter um valor justo e resolver esse dilema? É o que veremos a seguir!

Como calcular preço de artesanato para vender mais e de forma justa

Para poder oferecer um preço justo aos seus clientes você deve primeiramente entender as seguintes variáveis:

  • Investimento inicial: É necessário que você tenha definido o seu gasto inicial para montar o seu negócio, o gasto com a matéria prima inicial, e se você tiver aberto uma empresa, todos os gastos com marketing, reformas e documentação para iniciar o negócio.

A partir do momento que você tiver uma ideia do valor que gastou inicialmente para montar o seu negócio com artesanato é que terá uma noção de quando o seu empreendimento realmente começará a dar lucros.

  • Custo dos produtos: o custo dos produtos, somado ao valor que você espera ter de lucro é a base para a geração do preço de suas peças. O custo dos produtos é formado pelos seguintes itens:

Custos fixos: Nessa parte vão ficar registrados os valores fixos que você geralmente paga todo mês com água, luz, telefone, internet, dentre outros.

Se você tiver alugado o espaço para montar o seu negócio com artesanato ou se tiver contratado funcionários, esses valores também entram nesse grupo.

Custos variáveis: Nessa parte vão entrar os custos referente a produção das peças, comercialização e também a mão de obra.

Após ter todas essas informações registradas e muito bem organizadas, agora é hora de definir o valor equivalente a sua hora de trabalho para ter uma melhor noção de como calcular preço do seu artesanato.

Calculando o valor da hora de trabalho

fazendo arte

Para definir quanto vale o seu tempo de trabalho em cada peça é preciso estabelecer um valor médio de ganho mensal.

Após ter estabelecido o quanto você costuma ganhar por mês, agora você analisa quantas horas de trabalho você gasta durante o mês. Em seguida é só dividir o primeiro valor pelo segundo e você terá definido quanto vale a sua hora de trabalho.

Por exemplo, se o seu ganho mensal é de R$2 mil reais e você costuma trabalhar cerca de 160 horas mensais então o valor da sua hora de trabalho é de R$12,50.

Determine o valor da mão de obra e não esqueça da margem de lucro

Para determinar o valor da mão de obra, basta você calcular quantas horas vai levar na produção de determinada encomenda e depois multiplicar a quantidade de horas pelo valor equivalente a hora de trabalho.

Nesse caso, na hora de definir o valor da peça encomendada é importante você não esquecer da sua margem de lucro e para isso você deve levar em consideração o valor de mercado e também a percepção de valor dos seus clientes.

Portanto, essa é a melhor maneira de você saber como calcular preço de artesanato. Mas se você não quiser fazer todos esses cálculos em toda encomenda que receber existe uma forma mais simples para calcular o preço das suas peças artesanais utilizando uma planilha. Em breve vou disponibilizar um material que poderá ajudar você nessa tarefa.

Bom trabalho pra você!

Diga se você gostou desse conteúdo e mande suas sugestões. Ficarei feliz em poder ajudar a facilitar o seu trabalho.

 

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *